29.12.13

Sem palavras, a inocência é a essência do Céu.


Sem palavras, a inocência é a essência do Céu.
Autor: Dc Waldryano No dia 28/12/2013 Jardim União Telêmaco Borba - Pr(culto de crianças) 
Texto referencial: 
Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.Provérbios 22:6


A paz do Senhor a Todos, hoje gostaria de comentar uma mensagem ministrada para crianças no dia 28 de dezembro de 2013 aqui na minha igreja. O livro sem palavras.
Para repassar uma mensagem a crianças devemos utilizar recursos, cito visuais, pois as crianças são bastante visuais, elas gostam de imaginar, a partir de algo que as instiguem a fazerem isto, então uma forma muito assertiva é a utilização do livro sem palavras.
Mas afinal, o que é o livro sem palavras?

Originalmente utilizado pelo conceituado preletor Charles Haddon Spurgeon, (este também ministrava aos pequenos). É um livro onde é utilizado ao invés de palavras e figuras paginas somente com cores. Nesta ordem: dourado, preto, vermelho, branco e verde.
Cada pagina pode ser argumentada, afim de, evangelizar as crianças.

Pagina Dourada, lembra o ouro, joias, coisas que remetem valor, No plano de evangelização, lembra o Céu, lugar este que as ruas são de ouro, lugar perfeito onde somente pessoas de coração puro poderão entrar, lá não existe maldade, roubo, pecado algum. Por exemplo, se colocarmos uma calçada de ouro na frente da nossa casa, logo no outro dia ela não estará lá.

Pagina Negra, lembra coisas feias, a própria escuridão, nos lembra que algo está errado não é mesmo, um coração negro é um coração povoado de pecado, sendo este mentira, inveja, palavras torpes, tantas coisas nos deixa distante de Deus.

Pagina Vermelha, nos somos por natureza pecadores, Mas Jesus na sua graça nos livrou do pecado e trouxe sobre si mesmo, os nossos pecados na cruz do calvário, Jesus o filho de Deus se fez carne passou por morte de cruz, e naquela cruz onde estava os meus os seus pecados, lançou seu precioso sangue, e este imaculado, sem culpa sem pecado, e este sendo o filho de Deus nos trouxe redenção.

Pagina em Branco, um coração limpo é um coração alvo mais que a neve, para podermos um dia ir morar no céu, lugar este, que mora  Deus e seu filho Jesus, devemos estar preparados, livres do Pecado, isto é um processo contínuo, que devemos seguir sempre.
Se um dia quisermos ir ao Céu devemos estar se preparando continuamente, pois ninguém sabe a ora e nem o momento que o filho de Deus vem buscar a sua igreja.

Verde (esta pagina não utilizei) representa o crescimento, uma criança deve estar no caminho que deve andar, é na igreja que ela vai aprender e buscar a Deus.

No final da mensagem utilizei de uma dinâmica, uma mão de Eva.
Cada dedo da mão tem uma representação das coisas que devemos fazer para estarmos nos preparando para ir para o céu.

1º oração, é através da oração que conversamos com Deus e pedimos perdão pelos nossos pecados é importante termos esta conversa com o nosso Pai celeste.
2ºler a Bíblia, é através da Bíblia que aprendemos como proceder é importante estarmos buscando aprender a maneira correta de proceder, e a Bíblia é o manual prático de todo o cristão.
3ºobedecer, a obediência é um requisito necessário para irmos para o céu, obedecer o pai a mãe , a professora, os adultos. Sendo obediente estamos criando o coração puro.
4ºDar testemunho, é estar em qualquer lugar e ser um exemplo de bom cidadão, pois muitas pessoas estão nos observando e somos o sal da terra como diz as escrituras sagradas.
Devemos nos preocupar de ser sempre honestos íntegros e ser exemplo para os demais.
5º ir a igreja, indo na igreja estamos convivendo com pessoas que igual a nós, estamos buscando ter um coração puro para um dia ir para o céu.

Ao finalizar a mensagem, aqui nesta postagem, eu reintero, o quão importante é a evangelização infantil, Quantas crianças não foi a primeira vez que escutaram uma mensagem evangelística? (eu digo das pequenas que lecionei). Comecei passando mensagem para crianças, já passei para jovens e adultos e voltei repassar para crianças, sempre louvo na igreja também. Mas reintero que para as crianças, a mensagem deve ser de forma lúdica, ou seja, de uma maneira que elas entendam, devemos nos adequar ao nosso publico, verificar qual é a faixa etária que estamos trabalhando, confesso que exemplificar a pagina em vermelho, requer certo cuidado. Outro ponto que devemos colocar em consideração é explicar as crianças que orando e pedindo perdão Deus se agrada e é esta a maneira que deve se proceder. Pois todos nós pecamos.
O importante de passar a mensagem é conseguir alcançar o alvo do público presente. Se você leitor fiel leu até aqui, creio que esta mensagem também esta tocando o seu coração, as vezes, necessitamos de uma mensagem elaborada, cheia de referencias, para entendermos e ser convencidos das convicções que o autor nos quer mostrar. Mas também uma mensagem simples pode tocar nos nossos corações e impactar as nossas vidas!
Para entrarmos ao céu temos que ter um coração puro, sem mácula, e existe exemplo melhor do que as criancinhas? A sua inocência, é a essência do Céu. Amém.


Testamento a história de Moisés

  Nesta semana de páscoa, assisti na Netflix: Testamento a história de Moisés. Uma série, dramatizada com relatos documentais das religiões....