2.11.15

Rebeca, uma esposa para Isaque

Por Waldryano | Estudo Bíblico Mulheres da Bíblia
Para o Blog Refletindo o Evangelho
Rebeca, uma esposa para Isaque

Ele a amou, Foi Isaque consolado depois da morte de sua mãe. 
Gênesis 24:67
foto commons creative pixabay
Uma das passagens Bíblicas mais belas que já lí, é o encontro de Rebeca e Isaque, Vamos relembrar.

Abraão, estava triste, tinha morrido sua amada, Sara, os eventos ocorrem entre o capitulo 23 e 24, no capítulo vinte e três, Abraão passa, todo o capitulo, buscando um local para guardar Sara, consegue, e guarda o corpo da sua amada, na terra escolhida.
Porém Abraão, e Isaque estavam tristes, e Abraão manda buscar uma esposa para seu filho Isaque, e envia seu servo mais velho, buscar a noiva para seu filho.

Entendo ao ler que foi, um desenrolar de Deus, tudo, ocorreu corretamente, e os eventos foram guiados por Deus. E ao coração do servo, fez aqueles propósitos, a moça que me fizer beber água esta será a esposa do meu senhor. E assim foi, como um enredo feliz tudo que foi determinado ocorreu.
Rebeca uma mulher interessante, pura e Bela (Gn24.16) também tinha a qualidade de ser gentil e prestativa (v.18) trabalhadora (v.19-20) a Bíblia elenca muitas qualidades a uma só mulher.

E ela foi agraciada por ter uma oportunidade de casar-se com um parente rico, e logo contou a sua família, e tudo como num enredo feliz foi se desenvolvendo a fim de um final feliz.
Mas o primeiro fato que fez, de Rebeca, uma abençoada, foi o seu caráter, a suas qualidades e principalmente sua humildade.
Pessoas que tem qualidades enraizadas em sí, são humildes e assim foi Rebeca, quando teve o primeiro encontro com seu futuro, foi humilde, aceitou servir, e assim o fez.

Você entende que na nossa vida temos que enraizar este propósito no nosso ser: - Servir.

Servir, sem pensar em receber, servir sem pretensões algumas, servir pelo ato de ser serviçal, mas um serviçal diferente, um servo do Senhor, onde quer que você vá pense assim: - Estou neste lugar, sou servo do Senhor, logo farei o melhor como se fosse para Ele, pois em todo o tempo Ele nos sonda.

Você observa, que Rebeca serviu aqueles senhores sem o conhecerem, simplesmente foi natural, seu agir, era este ser boa e prestativa, trabalhadora e hospitaleira.
Deste modo Deus honrou aquela mulher, que descansou no Senhor, e tudo veio na medida certa para ela, um marido, um futuro desconhecido até então, porém ela confiou e descansou e tudo foi se acertando e assim o foi. Rebeca aceitou casar-se, e foi em encontro ao seu noivo.

Que situação amado leitor, daquela moça, aceitou, sentiu que era para ser. E foi de encontro ao seu futuro, naquelas terras longínquas.

Agora sugiro você querido leitor ler na integra os eventos que ocorreram no capitulo 24 cito os versículos 61 ao 67.
Vou deixar para você fazer esta pesquisa, esmiúce a sua curiosidade, com uma das passagens mais lindas e românticas da Bíblia.

Rebeca, não conhecia seu futuro, não conhecia seu noivo, aceitou e foi ao encontro dele. E foi um amor a primeira vista, é isto mesmo que escrevo para você. Ela viu e logo, perguntou quem é aquele? Era Isaque seu amado.
Que alegria, a moça confiou em Deus e tudo agiu ao propósito de Deus para a sua vida, e o noivo foi do seu agrado, e a reação de Isaque? o versículo 67 nos relata que Ele a amou.
Foi um consolo ao coração de Isaque, que tinha perdido a sua querida mãe Sara?
Foi.
Mas entenda que quem esta correto nos preceitos de Deus, age de modo correto, as bençãos do céu a encontram. E tudo o que faz é prosperidade, prosperidade não é só no âmbito de riqueza, é também no viver. 

Você amado leitor acredita que Rebeca foi feliz, com seu Isaque?

Eu acredito, mas você entende, que antes do seu Isaque, Rebeca era uma moça preparada, era uma moça completa, e tinha qualidades que são exemplo para todas as mulheres nos dias de hoje. Mas a maior qualidade de Rebeca, sem duvida foi sua humildade serviçal.
Nossa isto conota uma submissão, mas entenda que ela não era submissa, ela era segura de sí, logo aquilo que fez era natural.
Hoje a gente tem que ser servo de Deus, neste mundo envolto a escuridão, e não deixar-nos contaminar com a escuridão, é complicado explicar isto nestas mal traçadas linhas, mas entenda que do mesmo modo que Rebeca se portou ao seu futuro, nós Cristãos devemos nos portar perante Deus e o seu amado Filho Jesus.

Lembra daquela famoso versiculo: 
- A minha graça te basta 2 Corintios 12; 7-9

Assim agiu Rebeca, confiou, e descansou.
Saiba que se você confiar em Deus e tiver um caráter exemplar as bençãos dele te alcançarão, no tempo dele, isto é certo.
Pode ser nesta vida que virão bençãos sem medidas, para a sua vida? Pode.
Mas você consegue entender que a Benção maior de um Cristão é saber que um dia morará nas mansões celestiais, esta sim é uma benção sem medida, essa sim é a verdadeira vitória. Tudo na vida passa, mas o eterno pertence somente a Deus.

foto wikipédia
Hoje sentei, no meu quarto e aprendi com essa moça, humilde, ser mais um pouquinho servo do Senhor, ser servo sem querer nada em troca, e somente ter esta certeza na vida que a Graça de Cristo que renova-se a cada manhã é o que me basta, sou feliz com o noivo que um dia irá nos buscar, como Rebeca cheia de qualidades também quero de todos os modos corrigir meus erros e ser luz,  em meio a essas trevas, para quando o noivo vier, ir juntinho morar com Ele lá na Glória lugar de descanso e paz, onde a adoração será eterna. Amém.

Continue seu estudo Bíblico Mulheres da Bíblia, escolha uma mulher abaixo e boa leitura!


»

Testamento a história de Moisés

  Nesta semana de páscoa, assisti na Netflix: Testamento a história de Moisés. Uma série, dramatizada com relatos documentais das religiões....