11.11.15

[01] Todos estamos afastados de Deus por causa do pecado

Por Waldryano | Estudo Bíblico sobre o Pecado
Para o Blog Refletindo o Evangelho


Todos estamos afastados de Deus por causa do pecado 
[Encontro 01 de 05 encontros]


A paz do Senhor a todos hoje iniciamos um estudo Bíblico sobre o pecado, é claro que não estarei aqui limitando o assunto pois é ilimitado, mas gostaria de estar refletindo algumas considerações a respeito deste assunto tão polêmico, e tão distorcido, por muitos, a melhor maneira de nos libertar do desconhecido é estudar, para isto empunho a Espada, e vamos a guerra, gostaria da sua ilustre companhia nesta empreitada. Fácil? Não será um tema com esse nome logo nos trás medos, desconfianças e temor, mas vamos pelejar, vou usar minha Bíblia de estudo Plenitude para à partir daí estar estudando refletindo e buscando respostas a perguntas que devem ser esclarecidas, é hoje, é comigo, é contigo, então:
Pequei e agora?
Pecado o que a Bíblia diz sobre o perdão de Deus

Mas amados começo nossa conversa e o nosso primeiro encontro. Serão seis encontros. Com a seguinte afirmação: - Todos estamos afastados de Deus por causa do pecado. Sim amado é o pecado que nos afasta de Deus, vamos a versículos Bíblicos que demonstra isto:
leitura bíblica 01
♡ Isaías 59 1-15 NVI
Vejam! O braço do Senhor não está tão curto que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir.
Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá.
Pois as suas mãos estão manchadas de sangue, e os seus dedos, de culpa. Os seus lábios falam mentiras, e a sua língua murmura palavras ímpias.
Ninguém entra em causa com justiça, ninguém faz defesa com integridade. Apoiam-se em argumentos vazios e falam mentiras; concebem maldade e geram iniquidade.
Chocam ovos de cobra e tecem teias de aranha. Quem comer seus ovos morre, e de um ovo esmagado sai uma víbora.
Suas teias não servem de roupa; eles não conseguem cobrir-se com o que fazem. Suas obras são más, e atos de violência estão em suas mãos.
Seus pés correm para os mal, ágeis em derramar sangue inocente. Seus pensamentos são maus; ruína e destruição marcam os seus caminhos.
Não conhecem o caminho da paz; não há justiça em suas veredas. Eles as transformaram em caminhos tortuosos; quem andar por eles não conhecerá a paz.
Por isso a justiça está longe de nós, e a retidão não nos alcança. Procuramos, mas tudo é treva; buscamos claridade, mas andamos em sombras densas.
Como o cego, caminhamos apalpando o muro, tateamos como quem não tem olhos. Ao meio-dia tropeçamos como se fosse noite; entre os fortes somos como os mortos.
Todos nós urramos como ursos; gememos como pombas. Procuramos justiça, e nada! Buscamos livramento, mas está longe!
Porquanto são muitas as nossas transgressões diante de ti, e os nossos pecados testemunham contra nós. As nossas transgressões estão sempre conosco, e reconhecemos as nossas iniquidades:
Rebelar-nos contra o Senhor e traí-lo, deixar de seguir o nosso Deus, fomentar a opressão e a revolta, proferir as mentiras que os nossos corações conceberam.
Assim a justiça retrocede, e a retidão fica à distância, pois a verdade caiu na praça e a honestidade não consegue entrar.
Não se acha a verdade em parte alguma, e quem evita o mal é vítima de saque. Olhou o Senhor e indignou-se com a falta de justiça.
♡ Isaías 59 1-15 NVI
Fez a sua leitura? Para melhor assimilação é necessário as leituras bíblicas serão todas expostas na integra desta vez. Este estudo bíblico é para você querido leitor ter ao alcance das suas mãos leituras bíblicas para edificar sua vida. Esta passagem de Isaías nos demonstra o quão pecador e dependente somos, e também estamos afastados de Deus pelos nossos próprios pecados, tal qual o povo de Israel, contextualizado ao nosso texto base nós também somos cheios de defeitos, nossos lábios por vezes também falam mentira, e a murmuração é um mal presente nos nossos dias. Nossos pés acabam sempre correndo para o mal, ou seja, por mais que tentamos evitar, o pecado nos acomete, e vem com força, quando vemos estamos envoltos a ele, é uma batalha resistir ao pecado.
Todos nós estamos afastados de Deus por causa do pecado também é exposto isto no NT vamos a nossa leitura bíblica 2:
♡ Romanos 3:9-20 NVI
Que concluiremos então? Estamos em posição de vantagem? Não! Já demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado.
Como está escrito: "Não há nenhum justo, nem um sequer;
não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus.
Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer".
"Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam". "Veneno de serpentes está em seus lábios".
"Suas bocas estão cheias de maldição e amargura".
"Seus pés são ágeis para derramar sangue;
ruína e desgraça marcam os seus caminhos,
e não conhecem o caminho da paz".
"Aos seus olhos é inútil temer a Deus".
Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.
Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado
♡ Romanos 3:9-20 NVI
Quando a gente vai estudar a Bíblia é interessante fazermos nossas próprias buscas, muitas vezes sentamos no banco e ficamos escutando horas e horas a pregação o ensinamento de outros, não é errado, mas não seria certo você sentar e fazer as suas escolhas os seus estudos, sendo assim leia e releia esta passagem bastante interessante para entender o estudo. No contexto dizia-se que somente os judeus poderiam um dia ir ao céu, por serem superiores aos outros gentis. E quando se colocamos na posição de grandeza, estamos se colocando como os judeus daquele tempo, estamos separados de Deus por nossos pecados, e esta passagem demonstra isto. continuamos nossa leitura bíblica 3:
♡ Romanos 5:12-21
Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;
pois antes de ser dada a lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei.
Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo daquele que haveria de vir.
Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos!
Não se pode comparar a dádiva de Deus com a consequência do pecado de um só homem: por um pecado veio o julgamento que trouxe condenação, mas a dádiva decorreu de muitas transgressões e trouxe justificação.
Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.
Consequentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens.
Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos.
A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,
a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.
♡ Romanos 5:12-21
O pecado é o que reina neste mundo, se estamos aqui estamos envoltos ao pecado e isto nos distancia de Deus é assim dês de que o mundo é mundo, ou seja, dês dos tempos de Adão, nossa leitura comprova isto para nosso entendimento, vamos a leitura bíblica 4:
♡ Romanos 7:14-25
Sabemos que a lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado.
Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio.
E, se faço o que não desejo, admito que a lei é boa.
Neste caso, não sou mais eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.
Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo.
Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.
Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.
Assim, encontro esta lei que atua em mim: Quando quero fazer o bem, o mal está junto a mim.
Pois, no íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus;
mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros.
Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?
Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado.
♡ Romanos 7:14-25
Amado leitor esta passagem bíblica é de parar ler reler e refletir sobre ela, fala diversas verdades que confronta os nossos costumes mais escondidos, aqui o que foi escrito serve a mim e a você e lendo essa passagem aprendemos que não adianta se colocar em uma posição diferente dos demais pois todos somos pecadores. Quantas vezes, não queremos fazer algo que é pecaminoso e fazemos? Não estou sendo digamos a favor de viver errada. Estou aqui demonstrando que o erro o pecado é fruto da nossa carne pecaminosa, leia e releia essa passagem pois é importante.
E para finalizar o estudo do dia de hoje vamos voltar para o AT e  vou deixar nossa leitura 5:
♡ Eclesiastes 7:20
Todavia, não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque.
♡ Eclesiastes 7:20
Poderia guiar o seu entendimento sobre esse versículo, que confronta diretamente o pecado, e certas práticas errôneas que muito se vê por aí, mas estamos aqui citando a Bíblia, e ela demonstra que só um foi Santo enquanto aqui esteve, que foi o próprio Deus personificado no seu filho Jesus Cristo.

# Gostou do estudo? muitas leituras bíblicas eu sei, mas fica combinado, deixe aí guardado e as faça quando tiver um tempo devocional a Deus, é interessante alicerçar nossas verdades na Palavra por isto é importante a leitura Bíblica, aqui serão exposto versículos e passagens bíblicas a fim de te guiar ao estudo Bíblico proposto, então sendo assim bons estudos e que o Espirito Santo de Deus guie-lhe nestes seis encontros e parabéns só faltam cinco.


Não esqueça de compartilhar a msn, espalhe essa semente! No Facebook No Google+ eu estou fazendo a minha parte, mas eu sou tão pequenininho não é? Juntos somos grandes, Vamos estar refletindo o Evangelho de Cristo? Ajude votando e compartilhando

o resgate de ruby

  Os primeiros minutos de  O Resgate de Ruby   já entregam a ambientação, personagens e drama dignos dos tão conhecidos filmes de final de s...