28.6.16

Uma Lição de Vida, Já ouviu falar de Maruge?

Minha aventura pelos filmes a assistir aleatório aterrizou neste nome: Maruge

Você já ouviu falar dele?

Será que a velhice deve nos tomar por vencido? Ou seja. É possível começar um sonho depois que o tempo passou? Somente quem já passou certa idade sabe o quão sofrível é sentar nos sonhos e deixa-los morrer dia após dia. No meu caso estou tentando com bastante persistência aprender a tocar violão, bom querido leitor vamos conhecer a historia de Maruge.

Para conhecer melhor esta história real assisti ao filme: -Uma lição de vida que conta a história de um queniano de 84 anos que com muita determinação e coragem aprendeu a ler e escrever em uma escola publica no Quênia.

O filme narra a história de determinação deste homem sendo baseado em fatos reais, descreve a escola publica infantil (sim você leu corretamente) deste país. Passou a guerra e o governo oferece escola para todos, assim diz a campanha do governo. Para isto seria necessário a certidão de nascimento. E há esta cena no filme mães correndo para conseguir a vaga para os filhos.

Também quem corre é o velho protagonista. Muita persistência e o velho começa a aprender com as crianças. Isto gera revolta dos pais e curiosidade da imprensa. Neste filme observa-se também a determinação da professora de manter Maruge na escola.

O superior desta professora a transfere para outra escola, e Maruge é também transferido para a escola dos adultos onde não consegue aprender.

Neste meio tempo é narrado o passado de tortura de Maruge.

O final? As crianças se revoltam com a nova professora e Maruge e a professora antiga mantem-se na escola.

É um filme feito pela BBC filmes, então há algo digamos 'documental' mas é excelente para demonstrar que a educação não importa a idade é o que faz a diferença e muda o futuro. Maruge mesmo velho queria aprender e ler e escrever o tirou da escuridão, escuridão esta do preconceito, que muitos ainda tem de si mesmo. Digo isto quando precisamos ir além mas não temos coragem de começar não importa a nossa idade. Sobre Maruge, ele é recordista como mais velho a ser letrado e seu exemplo fez a diferença em seu pais. Aos 90 anos faleceu deixando seu exemplo para este mundo.
fotos divulgação



Crônicas de um Velho Jovem

Testamento a história de Moisés

  Nesta semana de páscoa, assisti na Netflix: Testamento a história de Moisés. Uma série, dramatizada com relatos documentais das religiões....