10.7.16

O urso (L'ours) Crítica

 Assisti o filme O urso e deixo aqui minhas impressões:
Bom vamos a história:
-O filme possui duas perspectivas e cenas: -A do animal, e a do caçador.
O filme inicia com uma mãe ursa, com seu filhote que habilmente esta coletando mel em um despenhadeiro (montanha cheia de pedras) de repente uma grande rocha cai e mata a ursa. Vale adentrar na história e comentar a qualidade da cena. Parece que os ursos realmente estão representando. Fruto de anos de filmagens. Voltando: -O pequeno urso fica com a mãe esperando que ela volte. Mas não volta.
O foco narrativo demonstra agora dois caçadores, pai e filho especialistas em caçar urso, preparando o rifre para a próxima caçada.
Já em outro momento o pequeno urso sai sem rumo a fim de sobreviver na floresta inóspita, é verão.
Ele encontra um veroz urso, é persistente e consegue tornar-se amigo deste urso.
O filme narra a partir daí uma veroz caçada entre os caçadores e estes dois ursos.

No final o urso encurrala um caçador. que implora para viver. O urso poupa a sua vida. Os dois caçadores vão embora vencidos
.
Nos momentos finais há uma interessante sequencia, onde o filhote de urso é perseguido por um predador felino. Quando tudo parece perdido aparece o seu amigo e o salva de uma morte certa.

Um filme interessante pelo cuidado de narrar uma história com personagens inusitados, diversos aspectos da vida selvagem são retratadas no filme. Apesar de parecer cruel tanto o modo de viver de um predador, quanto os caçadores em busca do troféu. O filme passa esta mensagem: -Proteção a animais que possuem como maior predador: -O ser humano.

No final é esclarecido ao telespectador, a motivação do filme, que é alertar a sociedade sobre a caça de ursos. Também é dito que nenhum animal foi ferido para fazer o filme.

Filme imperdível para assistir em família, segue abaixo a sinopse do filme e o trailer:
O Urso (L'ours)
Sinopse: Poucos filmes conseguiram captar tão bem a verdadeira essência da vida selvagem como O Urso de Jean-Jacques Annaud. Foram quase quatro anos de filmagens, para obter o que o diretor chama de ponto de vista dos animais. O personagem central da história chama-se Youk, um precoce ursinho que, ao ficar órfão, tem de aprender a sobreviver num mundo hostil. Dois caçadores, Tom(Tchéky Karyo) e Bill (Jack Wallace), matam a mãe do pequeno Youk e fazem o animal suportar as agruras da floresta e a fazer face aos perigos que o rodeiam. Mas ele também encontra Kaar, um grande urso solitário que, contra todas a expectativas, ajuda Youk a enfrentar seus piores e mais mortíferos inimigos: os dois caçadores. O Urso ganhou o César de Melhor Filme Francês em 1988 e foi indicado para o Oscar de Melhor Montagem.fonte: http://www.interfilmes.com/filme_19870_O.Urso-(L.ours).html


Crônicas de um Velho Jovem

Testamento a história de Moisés

  Nesta semana de páscoa, assisti na Netflix: Testamento a história de Moisés. Uma série, dramatizada com relatos documentais das religiões....