22.4.17

O pecado de Davi


A paz do Senhor a todos, aproveitando o Blog para registrar minha mensagem de hoje para as irmãs da minha igreja. Bom Vamos ao passo a passo. Esta mensagem fiz para um pequeno grupo daí justifica a dinâmica que vou citar.
Primeiro, convidei as irmãs para estarem em pares, e pedi para cada par orar uma pela outra, sugeri orar pela: -Família, ministério, sonhos, anseios, saúde enfim para fazer uma oração sincera intercessora. No final da oração pedi que elas se abraçassem.
Segundo fiz a leitura Bíblica que se encontra no livro de de Segundo Samuel:
E o Senhor enviou a Davi o profeta Natã. Ao chegar, ele disse a Davi: "Dois homens viviam numa cidade, um era rico e o outro, pobre.
O rico possuía muitas ovelhas e bois,
mas o pobre nada tinha, senão uma cordeirinha que havia comprado. Ele a criou, e ela cresceu com ele e com seus filhos. Ela comia junto dele, bebia do seu copo e até dormia em seus braços. Era como uma filha para ele.
"Certo dia, um viajante chegou à casa do rico, e este não quis pegar uma de suas próprias ovelhas ou do seus bois para preparar-lhe uma refeição. Em vez disso, preparou para o visitante a cordeira que pertencia ao pobre".
Então, Davi encheu-se de ira contra o homem e disse a Natã: "Juro pelo nome do Senhor que o homem que fez isso merece a morte!
Deverá pagar quatro vezes o preço da cordeira, porquanto agiu sem misericórdia".
Então Natã disse a Davi: "Você é esse homem! Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Eu o ungi rei de Israel, e livrei-o das mãos de Saul.
Em um terceiro momento foi comentado sobre o pecado de Davi, ele sendo Rei poderia, desposar, qualquer virgem do Reino, deste modo, ele tinha um poder e uma vantagem. Porem, foi se enamorar justamente pelo proibido, por uma mulher casada. 
Ler o contexto da história, parece algo digamos, fácil, Davi desejou a mulher que estava se banhando, mandou  chama-la e deitou-se com ela.
O Rei Davi agiu de modo irracional, sendo guiado pelos instintos e não pensando nas consequências.
O Erro gerou consequências trágicas, O Rei Davi, que até então tinha herdado o lugar de um tirano sem escrupulosos, agora estava se tornando também um pecador cruel.
Mas a diferença de Davi, foi o Arrependimento.
Quando confrontado, Ele sentiu o 'baque' é possível entender o teor do sofrimento ao ler o Salmos 51 que foi a quarta parte da mensagem.

Um dos mais belos Salmos da Bíblia.
O mesmo Davi que escreveu no auge da juventude o Salmos 23 Agora estava no pó e precisava de perdão.
Todos somos falhos, o mais reto dos homens, pode cair. A vida é uma roda gigante. Do mesmo modo que você está lá em cima, você pode estar lá embaixo. Assim foi com Davi, um homem conforme o coração de Deus. Agora em pecado ele derrama o seu coração em versos leia.
Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões.Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.
Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue.
Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.
Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.
Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria.
Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei.
Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria; e os ossos que esmagaste exultarão.
Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades.
Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.
Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito.
Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.
Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti.
Livra-me da culpa dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação! E a minha língua aclamará à tua justiça.
Ó Senhor, dá palavras aos meus lábios, e a minha boca anunciará o teu louvor.
Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, se não eu os traria.
Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.
Por tua boa vontade faze Sião prosperar; ergue os muros de Jerusalém.
Então te agradarás dos sacrifícios sinceros, das ofertas queimadas e dos holocaustos; e novilhos serão oferecidos sobre o teu altar.
Salmos 51:1-19


A quinta e ultima parte da mensagem foi explicitar cada versículo deste maravilhoso Salmo. Senti a presença do Senhor ao fazer tal ato. 
Colocar-se no lugar de Davi, e saber que é possível a qualquer um em algum momento da vida, cair no pecado é preciso. Busco sempre ser sincero quando abro minha Bíblia, não gosto de hipocrisia e de me colocar em um lugar de destaque e acusar. Esta nunca será minha abordagem.
Uma mensagem complexa, mas não conseguia pensar em outro tema. 
No final uma oração em circulo, em Abril de 2017 preguei esta mensagem e deixo o escopo dela pra você querido leitor, e para relembrar mais adiante.

Mensagem Bíblica

Testamento a história de Moisés

  Nesta semana de páscoa, assisti na Netflix: Testamento a história de Moisés. Uma série, dramatizada com relatos documentais das religiões....