18.8.17

Guia prático para escrever um livro [Capítulo 11]

Capítulo 11
Literatura Informativa, Barroca e Romantismo

Vamos conversar de modo informativo sobre o período literário brasileiro. Nossa literatura começou a partir do momento que Portugal colonizou o Brasil, neste momento surgiu a Carta de Pero Vaz de Caminha lá no ano de 1500. Então quem descobriu o Brasil? Você sabe não é? E quem escreveu isto foi Pero Vaz de Caminha.
Literatura informativa:
E a literatura começa, e eram baseados em diálogos de conversão aos habitantes da terra nova, muitos padres foram os escritores. Vamos relembrar neste período José de Anchieta com suas poesias religiosas. Mas entenda tudinho pra catequizar os índios.Sendo assim, os portugueses queriam transmitir sua fé aos índios, mas eles já tinham a sua própria cultura.Muita literatura que será suprida para fazer nosso resumão.
Literatura Barroca:
Vamos ao Barroco. (lembrando que a literatura é arte e é cultura e estão atrelados, e caminhavam juntos, vocês já entenderão melhor isto).
Quando ouvimos Barroco, logo lembramos do artista escultor Aleijadinho, que fazia sua arte neste período. Mas estamos comentando sobre literatura ou os escritos do período, só citei o dito, pois você certamente lembra-se dele quando fala de Barroco.
Mas vamos ao que é interessante saber, antes aquela literatura catetizadora no ultimo, e veio o barroco que queria contrastar a tudo o que era norma no momento, com oposições e dilemas. Muitos escritores focavam no viver intensamente e os prazeres mundanos. Muita coisa sobre praticar o pecado, e viver intensamente eram abordado naquela profana literatura. Gregório de Matos era o representante deste período olhe o apelido do escritor: -Boca de inferno... sua literatura possui até palavras de baixo calão.
Mas também tínhamos neste período a literatura que digamos resistiu e adaptou-se para o novo leitor: o Padre Antonio vieira, que escreveu um famoso Sermão da Sexagésima onde ensina aos pregadores a arte da pregação.
Romantismo:
Surgiu no Brasil em 1836, mas quando falamos de romantismo devemos lembrar da Alemanha e lembrar de Goeth com seu livro, foi naquele período que iniciou o romantismo...
O estilo Romântico de escrever estará listado nas características a seguir:
CARACTERÍSTICAS GERAIS
-Exaltação dos sentimentos pessoais;
-Expressa os estados da alma;
-Exaltação da liberdade, igualdade e reformas sociais;
-Valorização da natureza;
-Sentimento nacionalista.
O estilo romântico revela-se inicialmente idealista e sonhador, depois, crítico e retórico mas sempre sentimental. Muitos autores começaram a produzir a obra por aqui. Sempre antenados com o que acontecia na Europa no mesmo período.
Em algum momento comentei a melancolia que este sentimentalismo exacerbado remetia. Se fossem hoje poderiam até chamá-los de góticos. Viviam o sentimento a flor da pele. E uma obra que resume bem o romantismo sem dúvidas é a do Escritor Álvares de Azevedo, é aquele mesmo que morreu novinho, sim mesmo, Noite na Taverna descreve bem este período romântico na sua narrativa.
Na literatura vai ocorrendo um progresso, e já chegamos no realismo, antes citar os principais escritores, para você informar-se tudo bem?
Principais escritores do Romantismo no Brasil:
> Gonçalves Dias - foi um importante poeta brasileiro do século XIX
Principais obras: Os timbiras, Meditação, Canção do Exílio, I-Juca-Pirama, Seus Olhos
> Álvares de Azevedo - escritor da Segunda Geração Romântica
Principais obras: Lira dos Vinte Anos, Noite na Taverna.
> Castro Alves - importante poeta brasileiro da geração condoreira
Principais obras: Espumas Flutuantes, Os escravos, A Cachoeira de Paulo Afonso, Hinos do equador, Tragédia no Mar, O Navio Negreiro
> Joaquim Manuel de Macedo
Principais obras: A Moreninha, O Moço Loiro, O Rio do Quarto, A luneta mágica.
> José de Alencar - considerado o principal escritor do romantismo brasileiro.
Principais obras: Cinco Minutos, A Viuvinha, O Guarani, Lucíola, Iracema, As Minas de Prata, Senhora, Encarnação.
> Manuel Antônio de Almeida
Principais obras: Memórias de um sargento de milícias, Dois Amores (peça de teatro)
> Bernardo Guimarães - romancista e poeta
Principais obras: O seminarista, A escrava Isaura
> Franklin Távora - iniciou o romantismo regionalista no Nordeste
Principais obras: Trindade maldita, Os índios do Jaguaribe; A casa de palha; Três lágrimas
> Machado de Assis - é considerado um escritor que pertenceu a duas escolas literárias (Romantismo e Realismo)
Principais obras românticas: Ressurreição, A mão e a luva, Helena, Iaiá Garcia
Muita informação para um dia só, lembrando que este conteúdo esta sendo disponibilizado em uma plataforma (app) de leitores e escritores e também em um blog, continue conosco, próximo encontro continuaremos com o período literário brasileiro. Lembrando que ao escrever um livro precisamos ter um embasamento teórico, e estilístico, foram citados vários escritores, para o seu Network de trabalho, mãos a obra, escolha uma obra e faça suas anotações. Penso assim, antes de escrever é importante ler o que já foi escrito, e aprender a escrever a partir das nossas leituras, e para isto deixo neste encontro tantos nomes para você aprimorar o seu conhecimento literário. A vida esta corrida, sei, as vezes não dá nem tempo de tomar uma coca cola no bar da esquina, risos, então leia e situe-se sobre os escritores assimilando eles ao romantismo, já será de grande valia para os seus conhecimentos literários...

Guia prático para escrever um livro

o resgate de ruby

  Os primeiros minutos de  O Resgate de Ruby   já entregam a ambientação, personagens e drama dignos dos tão conhecidos filmes de final de s...