28.8.17

José de Escravo a Governador, Mensagem Bíblica infantil

A paz do Senhor a todos, para a Graça e Misericórdia de Deus, ministrei para Crianças nestes dias Como de costume (caros  amados irmãos um dos meus posts com maior numero de visualizações é de uma mensagem Bíblica infantil que demonstrei o passo a passo aqui, e para esta mensagem, não vou ser bem detalhista para demonstrar, mas vou deixar o áudio da mensagem para quem esta se preparando para tal empreitada),Cuidando do tempo a mensagem pode ser exposta de 30 a 45 minutos. Então sem mais delongas vamos a mensagem:

José de Escravo a Governador, Mensagem Bíblica infantil

A mensagem de José do Egito para Crianças envolve certos cuidados: 
1º você precisa ler e reler várias vezes os capítulos que contam tal história,pois mesmo que seja algo resumido, você como ministrante da palavra de Deus, deve estar bem preparado, pois a história é uma extensa narrativa que é importante conhecer bem. Para isto, vale, assistir filme antigo, vale escutar áudios da sua própria leitura. Ou seja, deve ter no mínimo dois dias para se preparar deste modo. Se você já conhece bem a história, deve mesmo assim fazer um resumo, de alguns nomes que podem comprometer o bom andamento da obra (quer dizer da pregação). E tem que explicar de outro modo faraó. faraó para crianças é Rei, o caso Potifar, deve ser omitido, pois você esta pregando para crianças. E é bom conhecer o nome dos irmãos de José, saber de quem José é filho ou seja, envolve saber bastante detalhes.
2º Crianças precisam de um estimulo visual, elas são bem visuais, e por mais instigante que seja a narrativa, é importante preparar um material para usar de apoio. Se a sua igreja possuir datashow é bom usar. Se isto não é possível, não é nada desesperante, imprima as imagens que vou deixar neste post. No meu caso em outra oportunidade usei as imagens no datashow, mas vi ser mais assertivo imprimir e fazer plaquetinhas das imagens.
3º Eu sempre que posso uso, no inicio da mensagem um louvor animado, e no final da mensagem algo que faça o momento da assimilação, ou seja o momento onde a criança podera refletir o que foi ensinado e fixar a história. utilizei dois vídeos para tal propósito.
4º No final da mensagem você pode confeccionar uma lembrancinha, e oferecer um doce ou algo assim, nesta ofereci pipoca de pacotinho doce, e um pirulito.
5º também imprimi do tamanho de um papel sulfite (a4) três versículos que estão na narrativa. É importante fazer deste modo para as crianças compreenderem a importância da história, ou seja, ela esta na Bíblia.
6º Você deve estar preparado pois no momento da mensagem pode haver muito adultos, deste modo deve assimilar a mensagem para estes irmãos é importante.














Como eu disse é importante ler a Bíblia e criar a sua própria narrativa para os fatos utilizando as imagens como guia, mas deixo a narrativa da Blogueira Vilma   para você observar o modo lúdico do texto.

Vocês sonham muito? Quem se lembra de algum sonho que teve? Os sonhos são muito interessantes, e na Bíblia nós lemos a história de um homem que foi um grande sonhador  um ótimo intérprete de sonhos, ou seja, ele sabia o que os sonhos significavam. Ele sofreu por causa disso,mas, também, por causa dos sonhos, ele se tornou um líder importante na terra do Egito. O nome dele era José,ele era filho de Jacó e tinha muitos irmãos.
Só que tinha um detalhe triste nesta história: Jacó amava mais José do que a seus irmãos e claro que os irmãos não gostavam nada disso. Eles achavam que José era o “queridinho do papai”... Jacó até comprou uma roupa linda, comprida, chamada túnica, toda colorida, e deu de presente a José! Isso deixou os irmãos com mais raiva ainda. E para piorar a situação,José começou a contar seus sonhos. Ele sonhava que um dia todos da sua família iriam se curvar diante dele. Imagina a raiva dos irmãos...
Eles tinham tanto ciúme que queriam até que José morresse.
Um dia, os irmãos de José estavam bem longe de casa, no campo, cuidando dos animais, pois eram pastores de ovelhas e cabras. Jacó, preocupado com eles, mandou que José fosse procurá-los para levar-lhes comida e trazer-lhe notícias. Mas assim que viram José chegando, seus irmãos começaram
a debochar dele, dizendo: “Aí vem o sonhador. Vamos matá-lo e depois jogaremos seu corpo num poço e diremos que um animal feroz o devorou”.
Só que Rúben, o mais velho, não gostou desta ideia e quis salvar a vida de José. Ele falou: “Não vamos matá-lo, vamos jogá-lo num poço grande e vazio que tem aqui”. Rúben pensava que depois poderia voltar e tirar José para levá-lo de novo para casa.Logo que José chegou junto deles, seus irmãos tiraram sua túnica e o jogaram no poço. Depois começaram a comer e viram que uns comerciantes do deserto estavam se aproximando. Estes comerciantes vendiam mercadorias e também compravam e vendiam pessoas para serem escravas.
Rúben tinha saído e quando voltou e não encontrou mais José, ficou muito triste e perguntou aos irmãos onde o haviam colocado e o que fizeram com ele. E vocês sabem o que eles responderam? Vejam só: eles tiraram José do poço e o venderam aos comerciantes do Egito que passaram por ali.
Depois, os irmãos de José voltaram para casa levando sua túnica suja do sangue de um bode e disseram ao pai que José foi atacado por um animal feroz.
Jacó, pensando que seu filho tivesse morrido, ficou muito triste.

Pois é, que história triste, não é? Até esta parte a vida de José não estava nada boa... por causa do ciúme dos seus irmãos, ele agora era um escravo no Egito. Mas Deus amava José e sua história logo se transformou. José foi trabalhar na casa de Potifar, o chefe do exército do Faraó, o rei do Egito. Lá,
com toda a sua sabedoria ele foi muito abençoado e fez um ótimo trabalho e se tornou chefe de todos os escravos.
Só que mais uma vez ele acabou sofrendo, pois a mulher do Potifar inventou uma história terrível sobre José e ele acabou preso. Lá na prisão, José conheceu outros empregados do faraó e interpretou os sonhos deles. Um dia, um deles foi solto e foi trabalhar com o faraó. Quando o faraó teve um sonho
que o deixou preocupado, ninguém no Egito conseguia entender, então o empregado se lembrou de José e o faraó mandou chamá-lo. José interpretou o sonho de faraó e ganhou o emprego de governador do Egito!

O sonho do faraó tinha a ver com um período de muita produção de alimentos e outro período de falta de alimentos. José teve a ideia de guardar alimentos do período bom para que depois não faltasse. Isso foi muito importante e quando houve fome geral, no Egito havia alimento suficiente, até para os irmãos e o pai de José, que foram morar lá e se livraram da fome.
José, com o talento que Deus lhe deu de entender os sonhos, foi uma bênção
e ajudou todos do Egito a se livrarem da fome. até para os irmãos e o pai de José, que foram morar lá e se livraram da fome.

Agora deixo o áudio da pregação, no vídeo com o áudio coloquei outras informações leia ao longo do vídeo.

os vídeos que utilizei para fixar a mensagem:
Video 1 Os sonhos de José
Vídeo 2 José


fonte do texto e das imagens :http://vilma-ensinarbrincando.blogspot.com.br/2013/02/jose-do-egito.html se você é o detentor das imagens e sentir de algum modo prejudicado, entre em contato pelo email: waldryano@gmail.com.

leia também esta mensagem: a criação mensagem bíblica infantil
Mensagem Bíblica infantil

Testamento a história de Moisés

  Nesta semana de páscoa, assisti na Netflix: Testamento a história de Moisés. Uma série, dramatizada com relatos documentais das religiões....